(33) 3721.1391
contato@oscipmonsa.org.br
 
 
MONSA - OSCIP MONSENHOR ANTÔNIO GOMES SOARES

O Monsenhor Antônio Gomes Soares, carinhosamente chamado de Monsa, participou ativamente da vida comunitária da cidade de Almenara-MG desde a implantação do povoado que era denominado de Vigia. Com o seu falecimento, os sobrinhos apresentaram as propostas do projeto de vida à comunidade e a proposta de continuidade do trabalho perpetrado por ele.

No ano de 2005 fundou-se a associação MONSA com a participação de toda a comunidade que em seguida foi qualificada como OSCIP.  Atua no território compreendido pelas cidades e municípios que compõem o Vale do Jequitinhonha, porção nordeste do Estado de Minas Gerais, com sede na cidade de Almenara-MG, sendo considerada uma região de extrema pobreza. No vale não existem indústrias ou empresas que possam gerar empregos ou rendas. O clima seco e árido ocasiona graves transtornos à região, especialmente por ser a pecuária a única fonte de renda.

No ano 2006 iniciou os trabalhos da associação MONSA com realização do concurso nas escolas públicas de Almenara com o objetivo de criação da logomarca. O  adolescente vencedor criou a logomarca a qual usamos até hoje.


No transcorrer do ano de 2006 nos dedicamos a reuniões com associações de bairros com o objetivo de diagnosticar as necessidades e interesses comunitários, divulgarmos a instituição, pontuar as demandas e agregarmos voluntários. Proferimos palestras nas escolas públicas com o tema: Visão do Terceiro Setor.

Adquirimos por doação dois terrenos urbanos, um doado pelo Sr IOMAR SOARES e outro pelo município de Almenara-MG através da prefeita Sra. Fabiany Ferraz, onde iremos construir nossa sede.

No ano de 2007 fizemos uma campanha de conscientização e prevenção da AIDS em parceria com a Secretaria Estadual DST/AIDS-MG com a distribuição de preservativos por ocasião da Micareta da cidade. Desenvolvemos o projeto Cidadania além dos muros da escola em parceria com a Escola Estadual Angelina Nascimento, o projeto contra a violência doméstica: “Rompendo o silêncio” e limpeza urbana: “Almenara mais limpa”.

Em Julho de 2007, em parceria com os comerciantes locais aconteceu o Projeto “O Tempo” com a confecção e venda dos calendários 2008 com o objetivo de mobiliar nossa sede provisória instalada no imóvel que recebemos em comodato do Sr Omar Gomes Soares e sua esposa Sra Laura Guimarães Soares.

Montamos nossa Biblioteca Comunitária Macomeris Torres com mais de três mil livros literários e acervo em Braille.

Nossa equipe técnica é composta por profissionais na área de Direito,  Psicologia, Assistência Social, Pedagogia, Artes Plásticas, Veterinário, Artes Visuais e Administração que junto com a equipe de monitores/orientadores sociais, estagiários, diretoria da OSCIP, colaboradores, parceiros, familiares e adolescentes integram a rede de voluntários de nossa instituição. A formação dessa rede de voluntários foi o grande desafio que vencemos e, ampliá-la é a nossa meta.

Por não existir no Vale do Jequitinhonha projeto ligado à Infância e Juventude que desenvolva medidas sócio educativas com os adolescentes que cometem ato infracional, foi que, no início de 2007, a OSCIP MONSA em parceria com a Vara da Infância e Juventude implantou o projeto JOTA, Jovens Tecendo Amanhãs, que se propõe a transpor para a realidade a aplicação coerente do Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente no que concerne à aplicação das medidas sócio educativas de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade.

Até 2011 atendemos os adolescentes em conflito com a lei e suas famílias oferecendo-lhes acompanhamento social, jurídico e psicológico, oficinas pedagógicas de artes e palestras com direcionamento ao profissional, lazer e reeducação, horta, encaminhamento ao trabalho, tratamento médico e odontológico. Ministramos o curso de salgados para as mães, dando origem ao Grupo de Salgadeiras “Mãos na Massa”, e o curso de Dança de Salão para a comunidade em geral.

A partir de 2011 criamos a metodologia RIAS - REDE INTEGRADA DE APOIO SOLIDARIO - trabalhando nos eixos Geracao de Renda, Fortalecimento Comunitario, Incentivo a Leitura e Meio Ambiente com o objetivo superior de Prevencao ao uso indevido de drogas. 

Adquirimos por doacao um antigo clube da cidade onde instalamos a sede e desenvolvemos projetos como corte e costura, manicure e Cachola Empreendedora. Construimos o Centro Cultural onde esta instalado o escritorio da Colonia de Pescadores e tambem desenvolvemos projetos como capoeira, danca, teatro, informatica e a biblioteca itinerante.


CERTIFICADOS, TÍTULOS E REGISTROS DATA

Fundação MONSA          

18/07/2005
Qualificação como OSCIP FEDERAL, sob o n.º MJ 08071.001733/2005-52 08/12/2005
Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescente -CMDCA 10/01/2008
052/2007,Conselho Municipal da Assistência Social - CMAS 15/10/2007
Utilidade Pública Municipal 23/04/2008

Certificado de registro cadastral de convenente  CAGEC-MG nº 7213

19/08/2009
OSCIP ESTADUAL 30/06/2009
Utilidade Pública Estadual 22/10/2009
CEEA - Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas 18/01/2008
CNEA - Conselho Nacional de Entidades Ambientalistas  
OSCIP MONSA - Organizacao da Sociedade Civil de Interesse Publico Monsenhor Antonio Gomes Soares